Possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal.
Além de serem frutívoros (comerem fruta), necessitam de um certo nível protéico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como lagarto, perereca, etc) e mesmo ovos de outras aves. Possuem pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores.
São monogâmicos territorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado). Não há dimorfismo sexual e a sexagem pode ser feita por análise de seu DNA.
A fêmea e o macho trabalham no ninho, que é construído em ocos de árvores. A fêmea choca e o macho alimenta-os. Fazem postura de três a quatro ovos, cujo período de incubação é de dezoito dias.
O tucano-toco (Ramphastos toco) ainda é uma espécie ameaçada de extinção. Tem sido capturado e traficado outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem como consequência a diminuição da sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, bem como a morte de muitos animais durante o transporte.
Por que o bico do Tucano é tão Grande???
OTucano é uma ave belíssima de florestas tropicais. De todas as suas características morfológicas, o que mais chama a atenção é o tamanho do bico.
Entre todas as aves, o tucano possui o maior bico em relação ao corpo do animal. O enorme tamanho do bico justifica a sua função: de radiador térmico. Ele foi projetado para dispersar o calor pelo corpo. Este radiador do tucano está diretamente relacionado com as mudanças no fluxo sanguíneo, assim como as orelhas dos elefantes.
Augusto Abe, Denis Andrade e Glenn J. Tattersall, foram os pesquisadores responsáveis pela descoberta dessa incrível função do grande bico dos tucanos. Eles descobriram que os vasos sanguíneos contidos no bico agem como um resfriador corporal. Quando necessário, o fluxo sanguíneo é alterado para o bico e os tucanos conseguem preservar o calor do corpo; esse mecanismo é importante para essas aves tropicais principalmente em dias frios.
Tudo na natureza tem uma razão de ser. O bico grande do tucano. As grandes orelhas dos elefantes. O formato das folhas. As cores das flores. Enfim, todas essas grandezas tem se apresentado como desígnios.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tucano
http://detalhesdacriacao.wordpress.com/2011/09/08/por-que-o-bico-do-tucano-e-tao-grande/



